ENTREVISTA SOBRE OS ESPAÇOS DA EAD

                                                                                                                                       
  Durante a imersão, fizemos uma entrevista com alunos, professores e funcionários da EAD a fim de compreender a dinâmica dos espaços. As perguntas abrangiam os tópicos: uso e apropriação dos espaços; tempo de permanência; relação de responsabilidade e/ou pertencimento; sensações e impressões sobre o espaço e mudanças observadas ao longo do tempo.
    Reunidas todas as entrevistas feitas pelo grupo (Ana Cecília, Jackeline, Luisa Lowande, Marcos Barone, Maria Luiza, Nathália Souza) foi possível resumi-las em um único texto:

   Para os entrevistados, os espaços no geral precisam de maior zelo e limpeza, pois muitos se encontram entulhados e empoeirados. Esses espaços por vezes perdem determinadas funções, seu potencial convidativo e possibilidades para outros usos.
   Os alunos, principalmente, citam que o DA, o Ciau e a biblioteca são os principais espaços de permanência, convivência e que são espaços que produzem um maior sentimento de pertencimento. É citado também que há alguns anos atrás a cantina e o bandejão existentes no pátio da escola também tinham essas mesmas características.
    Em relação aos espaços de passagem, corredores e halls, eles não são tão percebidos atualmente e apropriados com maior relevância, porém são vistos como ambientes de grande importância para a interligação dos espaços. O hall do bicicletário, por exemplo, é citado por muitos como apenas um local de passagem e depósito de máquinas e objetos, sendo que antes, quando havia uma creche na escola, o espaço era vivo e cheio de pessoas.
    Algumas mudanças foram percebidas como a reforma do DA; modificações na pracinha em frente a escola (bancos) e o fechamento do bandejão e da cantina.   
   Foi interessante notar que os funcionários, principalmente os da limpeza e manutenção, têm pouca percepção sobre os espaços quando comparados aos alunos e professores, muito interligado ao fato de que são funcionários terceirizados e não ficam muito tempo na faculdade.

Comentários

Postagens mais visitadas